Franquia de contabilidade: 5 motivos para investir

franquia de contabilidade

Se você tem a veia empreendedora, pode ter já pensado em adquirir uma franquia para ter o primeiro negócio próprio ou mais uma empresa sua. E a franquia de contabilidade é uma das boas opções desse mercado para empreender, principalmente se é contador ou está cursando a área.

A fatia de mercado disponível para o setor é enorme e cresce anualmente. Além disso, características da modernização dos processos de trabalho tornaram mais fácil ter sucesso com as franquias contábeis.

Veja a seguir cinco motivos pelos quais esse é um bom investimento.

Grande mercado de possíveis clientes

Conforme números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), o Brasil tem mais de 5 milhões de empresas. Pensando nisso, além de negócios já estabelecidos e funcionando, temos aberturas e fechamentos de CNPJs. E todos eles, para iniciar, continuar ou encerrar, precisam de contadores.

Apenas em 2021, de acordo com números do Ministério da Economia, foram abertas pouco mais de 4 milhões de empresas, enquanto 1,4 milhão de negócios foram fechados no mesmo período.

Isso se deve ao fato de o Brasil ser um dos maiores e mais populosos países do mundo, o que também beneficia franquias de contabilidade com demandas de pessoas físicas, como a declaração anual de imposto de renda e elaboração da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

Possibilidade de atendimento remoto

O mercado potencial que citamos acima fica disponível às unidades contábeis de todo o Brasil, pois já faz anos que é possível contadores atenderem clientes até de outros estados, de maneira 100% remota.

Essa possibilidade não é atrapalhada nem mesmo pela necessidade de coletar assinaturas de clientes em alguns momentos, pois com certificados digitais e plataformas de assinaturas digitais tanto clientes PJ quanto pessoas físicas podem dar andamento remotamente a processos que solicitam suas assinaturas.

Qualquer outro tipo de tarefa envolvida em serviços contábeis também pode ser feita remotamente e facilmente ensinada aos clientes, como envio de documentos de fechamento mensal pela área virtual de atendimento aos clientes.

Auxílio de quem tem experiência na área e na gestão

Apenas conhecimento contábil não é o suficiente para empreender no ramo, pois o contador empresário tem responsabilidades adicionais ao operacional, como gestão do negócio, modelagem de serviços ofertados e estratégia de aquisição e fidelização de clientes. Daí a importância de contar com a experiência da franqueadora em todas essas questões.

O modelo da franquia de contabilidade, para distribuir outras unidades, já é testado e validado e conta com processos padronizados sólidos para os mais diversos setores. E isso tudo é entregue ao franqueado na abertura de sua unidade, além de ajudas pontuais dadas pelos profissionais da matriz em momentos específicos do dia a dia e treinamentos de desenvolvimento do franqueado.

Por exemplo, como criar uma área virtual de atendimento? E qual software contábil escolher considerando melhor custo-benefício? São preocupações que podem ser dispensadas, decisões que o franqueador já tomou estando bem embasado.

Aquisição de clientes facilitada

Imagine que você, contador, começará hoje a empreender na área e abrirá seu escritório. Enquanto estabelece sua marca e busca os primeiros clientes, competindo com negócios já consolidados, precisa desenvolver canais de marketing e vendas e testá-los para conseguir aumentar a carteira.

Então, surgem dificuldades como saber quais são os melhores canais, que tipo de linguagem usar, como vender os serviços corretamente e outras típicas da criação de ações de marketing e de um modelo de vendas.

Nesse sentido, um bom motivo para investir em uma franquia é a facilidade de receber uma unidade cuja marca já desenvolveu, testou e aprovou seu modelo de aquisição de clientes, o que é importante para formar e crescer carteira.

Outro fator interessante é que já iniciar com uma marca consolidada evita que o empreendedor tenha que fazer a chamada guerra de preços para atrair clientes, o que inevitavelmente reduz em muito o lucro potencial da empresa.

Investimento baixo em comparação com demais franquias

Muitos tipos de franquias exigem alto investimento pela necessidade de se ter e manter uma unidade física, um ponto comercial, como franquias de escolas de idiomas, de agências de viagens, da área gastronômica e do varejo.

Mas a franquia contábil pode ser adquirida, pelo menos em primeiro momento, no formato home based, com a montagem de um escritório em ponto comercial sendo feita somente após o crescimento da base de clientes do franqueado, quando se torna necessário alocar funcionários para dar conta de maior demanda.

Isso torna o investimento mais baixo não só pela possibilidade de iniciar em home based, mas também por não haver custos com a montagem de um ponto definido pelo franqueador. Nos setores que colocamos acima como exemplo, grande parte dos gastos são com material físico de propaganda, adequações no imóvel e até instalação de mobília padronizada pela matriz.

Agora, se abrir uma franquia de contabilidade estava em seu radar, faz parte de suas possibilidades ou é uma das suas opções para empreender na área de estudo, já tem cinco bons motivos para tomar essa decisão.

E se tem dúvidas sobre franquias contábeis e precisa entender melhor esse modelo de franqueamento, faça seu cadastro que vamos te chamar. https://conteudo.livecont.com.br/entreemcontato

Franquia de contabilidade: 5 motivos para investir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo